Translate

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pra dizer A Verdade


Éramos felizes com o colonialismo, chegando, se comunicando, mandando e matando quem discordasse.  Ai agora vem Stephen Hawking pra dizer que se existe vida extraterrestre e se ela viesse aqui para a Terra, eles fariam igual como fizemos com a nossa ética super desenvolvida. Colonizariam o planeta.
Organismo do filo protobactéria e família Halomonadaceae foi descoberto em um lago na Califórnia e batizado de GFAJ-1. O arsênio é o elemento químico que lhe permite a vida, um elemento tóxico e letal para todas as formas de vidas até hoje conhecidas no planeta Terra.
 O que se revela é que: não conhecemos as tantas formas de vida que possam existir por aí, quem dirá as suas formas de governo e as suas estratégias de contato com o desconhecido. Cultura do medo? Isso deve ser especialidade dos seres humanos. Com a teoria do darwinismo social, de Hebert Spencer, que gabava a Europa de ser o ápice do desenvolvimento das sociedades humanas, colocando a África e a Ásia em um posto de civilizações “infantis” e “primitivas”. E ainda achando quem defendesse que o repasse dos “desenvolvidos” conceitos da cultura européia aos afro-asiáticos representava “o fardo do homem branco” no mundo. Alguém perguntou se eles queriam essa tal cultura desenvolvida?
Cultura desenvolvida, a crença monoteísta mais politeísta que já poderia ter existido, os santos que o digam. O cristianismo pagão que usa como símbolo um animal morto e crucificado. Que ritual! O evangelho sendo usado para dominar multidões ignorantes de seu próprio potencial. Dessa maneira não poderia durar mais que uma média de dois mil anos para se tornar desacreditada tal crença malfadada. De algo ela serviu: já sabemos em quê não acreditar.
Então acreditemos na ciência? Na razão? Ai é que tá. Centenas de aves morreram em um lugar do continente das Américas, suspeitam que os fogos de artifício tenham acordado os pássaros que não possuíam uma visão adequada para a noite, se bateram em árvores, postes e tudo que possa ter vindo pela sua frente. Estão tentando desvendar o mistério. Uma cabra nasceu com duas cabeças, respectivamente quatro olhos, três orelhas e passa bem. O que significa isso? Problema genético é claro. Essa nossa mania de entender e tentar descomplicar as coisas por esse viés racional burro ainda vai nos levar a algum lugar. Provavelmente eu esteja falando de mim mesmo que deveria crer que não sou ninguém e não significo nada para o contexto geral, mas ainda assim penso. E foi pensando que cheguei a uma conclusão de fácil acesso.
Foi lutando contra a razão e me perdendo em um vão que não diferencia o gosto da necessidade de ser o que se é que eu refleti. Nascido na cultura vigente devo me subornar a ela por acreditar que faço parte dela? E se acredito e comprovo com um olhar não muito exigente que, antes de fazer parte de tal cultura pertenço a uma força muito maior e anciã perante aos caprichos desenfreados da nossa civilização que pouco sabe aproveitar a sabedoria de sua matriarca a Natureza? Minha natureza não exige nada de si mesma, assim como o Sol não exige nada da Terra para iluminá-la ou o solo não exige nada da planta para lhe dar os nutrientes e uma infindável gama de outros exemplos para comprovar que a natureza  não exige nada da natureza.
Por que eu, ser natural, tenho que exigir de mim mesmo um esforço que não é natural a mim?
Assim o organismo entra em colapso e tudo que poderia ser não é. Por conta de levar as coisas todas na base do cálculo, da masturbação racional.
Se fossemos realmente racionais já teríamos percebido que algumas coisas não devem ser questionadas mas sim sentidas. Seria o supra-sumo da racionalidade, capaz de ser humilde suficiente para saber que tudo tem seu lugar e sua hora. Adoro metáforas, odeio doenças e ainda questiono o meu amor pela humanidade. Desistir não é uma opção. Mas por que será que aparecem tantas doenças de diferentes tipos? Reflexologia coletiva? Dengue? Lixo? SIDA? Sexo sem significado? Meningite? Aglomeração de multidões? O que a natureza quer dizer com isso?
Sinais do Universo.